Posso dizer que minha história com a espiritualidade começou na barriga da minha mãe. De certa forma meu ‘pré-natal’ foi feito por entidades de umbanda, e durante toda a infância convivi naturalmente com as entidades de meus pais. Aos 13 anos tive meu primeiro contato com o candomblé, em um terreiro da nação Ketu, sendo iniciado como como Ogan Asogun. Por circunstâncias pessoais me afastei deste primeiro terreiro, vindo mais tarde, aos 16 anos, a entrar para um terreiro da nação Angola.

Neste período as dúvidas eram bem maiores que as certezas. E como um bom geminiano fui buscar outros caminhos. Ingressei na Igreja Messiânica e mais tarde na Perfect Liberty. Fiz inúmeros cursos de esoterismo e ocultismo, e ainda insatisfeito com as respostas ingressei na faculdade de filosofia na UERJ, onde bebi da fonte dos grandes pensadores metafísicos.

Sempre desconfiei que havia algo em comum entre todas as práticas religiosas, espiritualistas e esotéricas. Hoje tenho certeza, e me enveredo pelos caminhos que as unem. Continuo sendo um neófito, um estudante, um buscador. Mas transmitir o conhecimento adquirido se tornou necessário e urgente. E é este o propósito deste site: conversar com vocês sobre minhas buscas, minhas trilhas e contribuir de alguma forma com esclarecimentos sobre estes caminhos.

Ricardo Machado